Sunday, February 20, 2011

Mac e PC

Ufa! Finalmente entreguei minha monografia da pós. Agora posso tocar outros projetos (pessoais e profissionais) sem ficar pensando em prazos ou se tá faltando escrever alguma seção da monografia.

Então, vou falar hoje de uma parada que acontece comigo desde que comprei meu MacBook. Desde que lia a Info Exame (antes de entrar na faculdade) e via aqueles Mac bonitões com interface de usuário igualmente bonitas sempre tive curiosidade de ser um Mac User e ter a experiência de usar o Mac OS X, e há uns 7 meses atrás pude realizar esse sonho nerd.

Tem gente que não se adapta à usabilidade do Mac, como o Izzy Nobre do Hbdia. Realmente é algo bem diferente do PC, de repente os atalhos de teclado que você mais usa estão em outro lugar, quando existem, isso só pra dar um exemplo.

O problema não é nem tanto adaptar-se ao Mac, o problema é ter que adaptar-se ao Mac e no dia seguinte ter que usar PC de novo, aí é que seu cérebro começa a fritar. E é o que tá acontecendo com o meu.

Uso Mac aqui em casa, nem todos os dias, às vezes saio depois do trabalho e volto já na hora de dormir ou tou tão cansado de olhar pra uma tela que chego em casa, leio ou assisto um filme e vou dormir. O que significa que passo minha semana inteira usando PC. Já no final de semana quem domina é o Mac.

Bom, vou explicar melhor qual é a piração. Eis abaixo os dois teclados que uso na minha vida. Mac e PC, respectivamente.

Clica pra ver maior ;)


Foi o melhor que encontrei :P

Eu vou apenas descrever os comandos mais comuns que uso diariamente e os respectivos comandos no PC e no Mac, no terceiro comandos vocês não irão entender como ainda estou consciente escrevendo esse post.

Comandos PC/Mac
ComandoTeclado PC Teclado Mac
Copiar Ctrl+c Command+c
Selecionar uma linha inteira Shift+End Shift+Command+Seta pra Direita
Letra 'é' ´ depois e Option+e depois e
Letra 'ô' ˆ depois o Option+i depois o
E tem mais uma porrada aqui.

Sentiram a pressão? Esse é o preço que se paga por ser um Mac User. E olha que esses não são todos, perceberam que no teclado Mac não tem Del, nem PageDown nem PageUp? Outras equivalências aqui.

Eu só espero que, usando dois teclados diferentes eu possa pelo menos estar usando os 3 lados no meu cerébro e que um dia eu possa mover coisas com o poder da mente. Jedi rulez!

May the force be with you.

1 comment:

Chris said...

nerd :p